-
Arquitetos: Vincent Lavergne Architecture Urbanisme
- Área: 17800 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivan Mathie, Julien Hourcade
Descrição enviada pela equipe de projeto. A operação está localizada em um distrito de planejamento especial que marca a entrada principal da cidade de Rosny. A paisagem se distingue pelo platô de Beauclair, que oferece um horizonte de natureza em escala urbana.
A Rue de Lisbonne é o limite norte do platô, e o alinhamento do edifício atualmente mantém a rua na sombra. Ao criar uma abertura na fachada norte, o projeto altera profundamente as condições do local, permitindo a entrada da luz solar. Essa ideia simples melhora as condições urbanas dos edifícios, bem como as qualidades intrínsecas das unidades habitacionais que eles contêm.
A abertura central cria um pátio interno privativo com exposição total ao sul que se presta efetivamente ao uso dos moradores. Em ambos os lados da abertura, os terraços em cascata criam uma paisagem de jardins suspensos que ecoam o platô ao fundo. A sucessão de vegetação em camadas suaviza a altura do projeto que, no entanto, culmina em 12 andares.
A relação com o solo e os limites do local são tratados em pódios de pedra de alturas variadas; à medida que subimos o platô, descobrimos edifícios de madeira apoiados em pódios de pedra e cercados por grandes varandas. Esse diálogo sutil entre as estruturas de pedra maciça e madeira é implementado por meio de processos tradicionais que foram atualizados com os recentes avanços na construção em madeira. Assim, a nova identidade urbana do local ostentará um certo número de valores, como a responsabilidade energética ou a busca por sistemas de construção mais pertinentes, para oferecer aos habitantes uma qualidade arquitetônica extremamente alta.